10/22/2011

Stress - O aqui e agora te livra dele

Primeiro passo – exercitar a consciência plena
Escolha uma atividade, tal qual escovar os dentes, enxugar-se após o banho, comer uma fruta, fazer amor... Faça-a com toda a concentração, como se fosse uma meditação, seguindo cada passo com plena consciência. Você acabará se surpreendo ao perceber, por exemplo, que a fruta tem um sabor especial e o prazer é maior quando resultam de um ato mais inteiro e consciente.

Faça o teste: aja de modo mecânico, sem pensar muito, e, em seguida, faça o mesmo gesto com atenção e dedicação. Sinta a diferença.


Segundo passo – abrir-se para o momento
Você pode exercitar o ganho de consciência, cultivar a consciência de onde está a sua mente e, então, decidir onde deseja que ela esteja. Se você decidiu,
por exemplo, planejar o seu dia enquanto caminha até o ponto de ônibus, fez uma escolha consciente. Tente planejar suas ações, deixando de lado as ruminações que não levam a nada, a não ser à tensão.

Mas se você não precisa planejar-se, então simplesmente seja você. Centre-se na respiração, dê um suspiro de alívio e permita-se experimentar o ritmo de respirar e de caminhar. Em pouco tempo estará caminhando mais confortavelmente (experimente dar dois passos durante a inspiração e outros dois enquanto expira; ou defina um outro ritmo que lhe seja melhor). Isso poderá lhe servir como foco, como âncora, mantendo a sua mente fixa enquanto você se concentra sem julgar o que está ao redor (árvores, nuvens, pessoas). Simplesmente aproveite o momento. Isso descansa a mente e ajuda a relaxar.


Terceiro passo – conscientizar-se do pensamento e da reação física
Ao praticar a tomada de consciência plena, inevitavelmente a sua mente irá divagar. Assim, aprender a observar os caminhos que ela toma é também uma prática de conscientização. O objetivo aqui é perceber os pensamentos que produzem alterações corporais; eles são de dois tipos. “O que fazer para o jantar?” ou “É melhor assistir TV ou ler?” são pensamentos não angustiantes, que vêm e vão sem provocar reações físicas. Eles não têm muita importância. Já pensamentos como “Por que minha esposa e eu não nos damos bem?” ou “Tenho medo que essa doença me mate” provocam respostas emocionais, entre elas, medo, culpa e raiva. Eles são angustiantes e muito poderosos: além de nos “tirar” do presente, provocam reações corporais.

Romper condicionamentos
Uma de minhas pacientes – uma jovem enfermeira que sofria de ataques de ansiedade – ficou espantada ao entender que tal sensação não surge espontaneamente. Havia certos pensamentos que precediam os seus ataques, ao passo que outros os mantinham. Quando ela aprendeu a controlá-los, a ansiedade desapareceu. É possível romper o ciclo vicioso de desatenção, de preocupações, de condicionamentos passados, em vários pontos: nos pensamentos, nos sentimentos ou nas próprias ações. Comecemos considerando de que jeito a mente adquire os condicionamentos que dão origem à repetição mecânica.

O aprendizado do homem é um processo de condicionamento. Uma vez que um evento tenha ocorrido, são formadas impressões na mente que facilitam sua recorrência em circunstâncias semelhantes, ou seja, é fácil a repetição por toda vida do condicionamento criado. Eventos emocionais são condicionados de forma parecida. Como filmes antigos, impressões armazenadas podem ser revividas interminavelmente pela vida afora. Essa repetição mecânica contínua só pode ser rompida com o auto-conhecimento e, a partir daí, com a mudança progressiva do condicionamento do passado, “apagando-se velhas gravações”.

Gravações antigas criam barreiras de vários tipos: algumas delas são óbvias (medo de cachorro); outras são mais sutis. Às vezes, apenas a tomada de consciência de um antigo padrão de comportamento basta para mudar a situação; em outras, é apenas o começo. São necessárias atitudes diárias de mudança.


A mente é um poderoso instrumento que pode ser bastante aproveitado. 
Porém, não precisamos ser prisioneiros dela.

                Tenha claro na sua mente qual sua missão de vida, quais são seus valores e qual a visão que tem da sua vida no próximo ano ou nos próximos cinco anos e assim vá fazendo um bom planejamento da sua vida. Só realiza seus sonhos quem tem metas bem definidas, tem um bom planejamento estratégico para chegar lá e tem disciplina para agir diariamente até conseguir concretizar esses sonhos....Então o que está esperando???Comece já escreva tudo em um papel e vá aos poucos se organizando e tendo atitudes, você consegue, você é capaz, acredite em você!

Sem comentários:

Enviar um comentário

obrigado pelo seu comentário ele é muito importante !